Uma Equipe Vencedora!





UMA EQUIPE VENCEDORA.

Caros leitores, amigos, torcedores. “Caros soberanos”, é com enorme satisfação que volto a fazer parte desta equipe de apreciadores do futebol, melhor ainda, apreciadores do soberano. E dentre muitos temas que poderia abordar hoje como contratações, atuações, possíveis vendas de jogadores, não pude furtar-me da possibilidade de falar da equipe como um todo.

Hoje entendo que o futebol não se define apenas nos 90 minutos do jogo em si, pois existe uma preparação, um conjunto de fatores que tornam um time vencedor ou fracassado. Além da estrutura física, precisamos de uma diretoria atuante, que entenda não só dos aspectos administrativos, mas sobretudo da essência  do futebol, do porque os torcedores pagam ingresso para ir a um estadio, precisamos de um técnico que esteja entrosado com a diretoria, com a torcida e que seja um líder, um espelho aos jogadores, precisamos manter acesa a chama da torcida, precisamos dos patrocinadores, precisamos das equipes de base, precisamos dos veteranos, enfim  precisamos do “CONJUNTO”.

Não há como obter grandes resultados sem uma boa equipe, não adianta contratar um jogador, vender outro, sem mexer na estrutura geral. Os resultados de um  bom trabalho sempre serão objetivados pelo empenho e dedicação de um bom grupo. Por isso entendo que os componentes da equipe devem saber exatamente o que fazer e quando realizar. 

Entre os desafios de se montar uma equipe vencedora estão fatores importantes como:
  • *Identidade com o trabalho.
  • *Entender o propósito das ações que serão tomadas.
  • *Transparência nas ações.
  • *Empenho coletivo.
  • *Trabalho de equipe.
  • *Senso do dever cumprido.
  • Identidade com o trabalho: Não há nada pior do que fazer algo com que você não se identifique, ou fazê-lo apenas por dinheiro. Não adianta ter um enorme potencial técnico e não estar identificado com o ambiente, ou seja, não adianta jogar pelo São Paulo e torcer para o Grêmio por exemplo.
  • Entender o propósito das ações que serão tomadas: Não consigo imaginar uma equipe de sucesso, onde os dirigentes, tomam decisões sem o consenso do grupo, sem pelo menos analisar o ponto de vista contrário. É preciso que toda a equipe saiba com exatidão da sua tarefa, do seu papel, e do propósito do trabalho. Dessa forma a equipe consegue extrair o máximo de cada indivíduo do grupo.
  • Transparência nas ações: Deve existir em qualquer atividade, os caminhos distorcidos levam ao distanciamento dos indivíduos do time. Temos que colocar todas as cartas sobre a mesa, precisamos fazer com que todas entendam que são uma engrenagem de uma máquina que fabrica emoção, e que chamamos de futebol.
  • Empenho coletivo. É impossível uma equipe conquistar bons resultados com trabalhos centralizados ou individuais, estamos vendo a todo momento equipes gastando milhões para manter determinados componentes e ficando refém de suas atuações.
  • Trabalho em equipe: Quando analisamos nossa história percebemos que toda vez que conseguimos chegar vitoriosos, todas as vezes que fomos campeões, tínhamos uma equipe entrosada, talentos individuais, um bom técnico, enfim... tínhamos uma EQUIPE.
  • Senso do dever cumprido: Como é bom chegarmos ao final do trabalho com a sensação do dever cumprido, como é bom desfrutar dos resultados de um trabalho bem realizado, poder entrar para história, colher os frutos que foram plantados com sacrifício e que demoraram para florir e transformar-se em frutos propriamente ditos. Como é bom poder gritar “É CAMPEÃO”.
  • Gostaria que minha mensagem pudesse chegar aos dirigentes do nosso amado São Paulo Futebol Clube, aos jogadores e aos torcedores. Gostaria que olhasse-nos para nosso passado para contemplar nossas conquistas, gostaria ainda que pudêssemos planejar nosso presente para podermos ter um futuro vitorioso.
NÓS JÁ PROVAMOS QUE SABEMOS COMO FAZER.
SÓ PRECISAMOS FAZER!!!
@alexandre_mayer

0 comentários: