O Deus e a Alma do Leão!

Sempre tive restrições ao trabalho do Leão, até hoje não engoli a saída dele em 2005 em meio à disputa de uma Libertadores. Pior q a saída foi motivo covarde q permeou a debandada, dizendo q tinha uma “dívida” a pagar a um amigo. Ora o SPFC é maior q qualquer jogador, técnico, dirigente ou torcedor, qto mais de um amigo do Leão. Naquele momento o Leão foi soberbo e, sem direito, apequenou o SPFC. Todo ser humano, qdo alcança um determinado grau de liderança exala um certo ar de arrogância. No meio dos técnicos de futebol isso parece ser uma premissa básica. O Leão não diferente de seus concorrentes maiores, até por falta de talento, exagerou demais na dose.

 É cedo para julgar o trabalho do Leão, afinal não houve prova de fogo ainda. É certo q as equipes q ele comandou, todas, tiveram na capacidade individual a fonte do sucesso. O q ele mostrou como líder, foi uma capacidade acima da média em "posicionar cada qual em seu lugar e inverter o sentido do seu pensamento, confundindo o adversário". Com um grupo limitado, saiu esculhambado, não sendo entendido. Porém com um grupo inteligente, a coisa parece engrenar. E metade de mim, começa a levar a sério o trabalho do Leão. A vida profissional do Leão pode ser explicada filosoficamente, passando pelos conceitos do pensamento do filósofo grego Heraclito, o Pai dos Opostos, para ele, Deus não era nem criador, nem onipotente, Deus era identificado pelos opostos. "Deus é dia-noite, inverno-verão, guerra-paz, saciedade-fome; mas se alterna como o fogo, quando se mistura a incensos, e se denomina segundo o gosto de cada um." Todo técnico de futebol, adora o conceito dos opostos, de contrariar a mídia, a torcida e a opinião pública.

 Com Leão não é diferente. Porém mais velho, parece q ele despertou para outra vida, contrária, na contra mão do fluxo. Leão passou a usar o conceito q tanto crê, num grupo com capacidade intelectual em absorver. Luís Fabiano, ao manter sua excepcional média de 1 gol/partida, faz o papel de Deus. Ao se contundir e ficar afastado, Leão o faz sentir-se o diabo, culpado pelo mal q possa acontecer. Menosprezando o trabalho de recuperação e exaltando quem substitui , nitidamente Leão emprega a filosofia dos opostos com o mais famoso dos pensamentos de Heráclito, "Tudo Flui..." Assim lida com seus outros Deuses: Jadson, Piris, Fabrício e quem diria, com o M1TO Rogério Ceni. Qualquer outro treinador estaria se lamentando acerca da sucessão de contusões em suas peças fundamentais, mas para o Leão, tudo flui. Já com os jovens, Leão procura a oposição na Alma.

A alma q tanto precisa de alimento, de afago e motivação, Leão atormenta, despreza. Leão procura deixar confuso a razão de ser e existência dos craques mimados em formação. Meninos milionários, q acreditam em tudo q vêem, em tudo q falam, os empresários, os pais, as fans e a imprensa sedenta de mídia. Então como cuidar da Alma? Tornando Dênis, Rodrigo Caio, Cícero, Denilson, Rhodolfo, Lucas, Oswaldo e Casemiro confusos em seu potencial, Leão transcende o papel de apenas treinador. Torna-se o pai, o formador, não do jogador, mas do homem a ser lapidado, com coração e sobretudo com alma vencedora. Então como cuidar da Alma, .... da alma do torcedor ? O torcedor é o resumo de tudo o q é oposto.

 O q serve para uns, é péssimo para outros. O craque de um, é a baranga de outro, ... Porém diante de todo antagonismo de Deus, Alma e Coração, existem as unanimidades. Paulo Miranda e Fernandinho são a razão de ser do oposicionista pensamento do Leão. Talvez seja a forma q ele encontrou de cuidar da sua alma, ela também precisa de alimento. É a forma de fazer o inverso, de desrespeitar as leis da física, é o prazer de exercer a liderança dos opostos. E como questionar, se no mínimo já é uma das maiores sequências de vitória da história do clube? Que o ultrapassado técnico, porém sábio e maduro Leão, saiba continuar cuidando de nossos Deuses e Almas. "Para a alma, é morte tornar-se água, e para água é morte tornar-se terra, e de terra nasce água, e de água alma." Que renasça enfim nossa Alma Vencedora, agregando esse grupo em nossa galeria de Deuses Soberanos. Afinal tudo flui...

@trihexale

0 comentários: