Erros cruciais. Até quando?
| Cícero comemora e cala os críticos após boa atuação e dois gols em Bragança |
Soberanos,
Ontem, em Bragança Paulista, no
estádio Nabi Abi Chedid, o São Paulo, repleto de desfalques, ficou no
empate com o Bragantino e viu a liderança ficar ainda mais distante.
Em uma partida de seis gols (empate por 3X3), ficou notória a
competência da linha de frente tricolor e a ineficiência de seu sistema
defensivo. Tem o melhor ataque da competição, com 20 gols marcados em
nove rodadas, o que deixa o clube com uma média superior a dois tentos
por jogo. Em compensação, tem a pior defesa entre os grandes (até mesmo
incluindo a Portuguesa), já tendo sofrido 11 gols, mais de um por
partida.
O segundo gol sofrido foi o
“mais aceitável” (se é que podemos dizer assim). O primeiro foi
vergonhoso. No escanteio, a bola cruzou toda a extensão da área, Denis
saiu mal, ninguém cortou, e dois jogadores do Bragantino ficaram livres
para marcar. A bola aérea era um caos – tem sido durante toda a
competição, e sofreremos contra o Palmeiras de Marcos Assunção – e
raramente o sistema defensivo do São Paulo levava vantagem sobre o
ataque adversário nesse quesito.
Para
finalizar as lambanças tricolores que resultaram em gol, Piris quis
fazer o drible por dentro – onde até em “escolinha” se aprende que nunca
se deve sair jogando pelo meio -, foi desarmado, e no cruzamento, Edson
Silva ficou atrás de Romarinho, do Bragantino. Como o zagueiro pensava
em ganhar a disputa sem se antecipar? Fraco também. Resultado: gol
empate do Bragantino.
No decorrer da
partida, o São Paulo se comportou bem no setor ofensivo. Teve muito mais
posse de bola e chegou bem à frente. Não jogou de maneira exímia, mas
teve uma boa dinâmica e os problemas defensivos – como em outros jogos –
impossibilitaram a equipe de sair vitoriosa.
Mudando de assunto, é incrível como 80% das vezes em que o São Paulo
atua com transmissão da Rede Globo, não consegue o resultado positivo.
Aqui em Santos/SP, havia passado quatro jogos consecutivos do
Corinthians – um deles contra o São Paulo, quando saímos derrotados – e
ontem voltou a passar o Tricolor.
Esse
ano (tendo como base as transmissões na minha região) foram três jogos
na emissora, com uma vitória, um empate e uma derrota. Menos de 50% dos
pontos conquistados. Sem transmissões da Globo foram seis partidas, com
quatro vitórias e dois empates. Mais de 75% de aproveitamento.
Avaliações Individuais:
Denis:
Saiu errado no primeiro gol, mas foi bem no decorrer da partida. Ainda
está em fase de evolução, mas já provou ter potencial para substituir
Rogério Ceni no futuro. Nota: 6,5
Piris:
Como sempre, bom marcador e fraco no apoio. Ontem, voltando de lesão,
cometeu o erro crucial do terceiro e último gol do Bragantino. Nota: 4,5
Rhodolfo: Firme como sempre. Sofre por ter companheiros muito fracos. Aos poucos vem voltando a atuar como em seu início no clube. Nota: 6,5
Edson Silva:
Esse é o ‘zagueirão’ que a maioria – me incluo nisso – pede para ser
titular? Estamos perdidos. Fraquíssimo no jogo de ontem. Falhou demais,
tanto pelo alto quanto, principalmente, por baixo. Em certo momento do
jogo fez um passe cruzando a área e quase um jogador rival aproveitou a
bobeira. É muito fraco tecnicamente. Nota: 3,5
Cortez:
Joga demais. Primeiro tempo primoroso. No segundo tempo cansou. Mas
esse vestiu a camisa com louvor e dá mostras de que a lateral-esquerda
ERA um problema, pois está solucionado. Nota: 7,5
Denílson:
Não teve uma atuação ruim, mas também não brilhou. O típico jogador que
não aparece no jogo, joga em prol do coletivo. Corre, é polivalente,
mas tecnicamente está – ou é? – mal. Vai embora em breve sem deixar
saudades no torcedor. Nota: 5,5
Fabrício:
Difícil avaliar um atleta em 22 minutos. Mas o pouco que mostrou foi
positivo. Não erra passes, marca e sai bem para o jogo... Acrescentará
muito ao time e certamente será titular. Nota: 6,5
Jadson:
Fez seu grande jogo com a camisa do São Paulo até então. Correu, buscou
o jogo, cavou pênalti – que não existiu -, fez gol, deu passes. Mostrou
que está readquirindo ritmo de jogo e tende a evoluir ainda mais. Nota: 8,0
Lucas:
Bem como sempre. Afobado para alguns, incisivo para outros. Lucas é
isso: velocidade, vontade, brio, habilidade, força... É peça fundamental
para o Tricolor. Nota: 7,5
Fernandinho:
Deprimente. O seu pior jogo com a camisa do São Paulo (das partidas que
vi). Não acertava um drible, um passe, um chute. Fez uma única boa
jogada no jogo, durante o segundo tempo. Já teve todas as oportunidades
do mundo e não aproveitou. Nota: 2,5
Cícero:
Jogo dedicado aos críticos. Dois gols, participação efetiva em campo,
bola na trave... Como já disse em outros ‘posts’, é importante quando
joga em sua posição de origem (terceiro homem de meio) e merece mais
credibilidade do torcedor. Não concordei com sua escalação no ataque,
mas mostrou competência. Nota: 9,0
Casemiro:
Longe de ser o Casemiro de meados de 2011, mas também longe de ser
aquele perdido e deslumbrado Casemiro do fim do ano passado. Aos poucos
vem retomando a confiança da torcida, da comissão técnica e,
principalmente, a autoconfiança. Nota: 6,5
Maicon e Osvaldo: Entraram no fim. Sem nota!
Leão:
Gosto dele. Fui a favor de sua chegada e da renovação. Sou a favor de
sua permanência. Às vezes mexe mal na equipe – contra Corinthians e
Comercial -, e ontem demorou a sacar Fernandinho. Com muitos desfalques,
soube montar uma equipe equilibrada. Nota: 6,5
Saudações Tricolores,
- Twitter: https://twitter.com/#!/dhyegosouza - @Dhyegosouza – Sigo os Soberanos de volta!
- Blog: http://dhyegosouza.blogspot.com/
Dhyego Souza escreve neste Blog às Segundas e Quartas. Excepcionalmente hoje, a coluna vai ao ar em data diferenciada!
Créditos da imagem: Divulgação

realmente... acho que o Leão vai dar muito certo com o SPFC
ResponderExcluircara, essa defeza é mto ruim
ResponderExcluiracho qi o alex silva vai chegar
ResponderExcluirSeria sensacional!
ExcluirRealmente, e o pior de tudo é que são erros bestas.
ResponderExcluirpode crer, coisas que jogadores de série A não deveriam cometer
ResponderExcluir